HEMAC - Serviço de Hemoterapia

Confira algumas dicas para se livrar da gripe.

Quinta-feira, 17 de Abril, 00:00

Atire a primeira pedra quem nunca sentiu os sintomas de uma gripe: calafrios, dor do corpo, nariz entupido, febre, cansaço, sono… Em pouco tempo, esses sintomas chatos são capazes de derrubar qualquer um. Mas você sabia que é possível evitar essa doença e passar pelo outono/inverno sem sofrer com ela?

Existem maneiras cientificamente comprovadas de reduzir a probabilidade de ser infectado pelo vírus influenza, o causador da enfermidade. A primeira é tomar uma dose anual da vacina, dose essa, indicada para todos os indivíduos acima de 6 meses de idade. O objetivo dessa vacinação, feita pelo Hemac, é proteger as pessoas contra a doença, incluindo todas as faixas etárias e, assim, abreviar o impacto da gripe em toda a sociedade.

Além dessa principal prevenção, vale a pena colocar outras atitudes em prática, como por exemplo, lavar as mãos com regularidade, principalmente ao chegar em casa, no trabalho ou na escola. Nossos dedos são um dos grandes veículos de infecção pelo influenza. Se eles estão sujos, acabamos levando  à boca, ao nariz e aos olhos um monte de agentes infecciosos, que atacam as células dessas regiões de nosso corpo. Portanto, é bom ficar atento.

Outra forma de prevenção, é cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Desse modo, você impede que aquelas pequenas gotículas de saliva (outra forma relevante de contágio) fiquem suspensas no ar e possam contaminar alguma pessoa.

Manter os ambientes bem arejados também é uma ótima atitude. Deixe as portas e janelas de sua casa abertas pelo maior tempo possível. Nos meses mais frios do ano, tendemos a nos manter enclausurados e próximos de outras pessoas, o que eleva o perigo de contrair uma gripe.


Fonte: https://abr.ai/2ETViw6

voltar